Um espaço perfeito para família e amigos!
Localizado no casarão histórico da Fazenda do Centro, Castelo-ES, servindo um cardápio variado no Fogão à Lenha!
A Fazenda do Centro, que tem este nome devido à sua posição geográfica e também pelo fato de ter sido uma das principais forças sócio-econômicas da época, está localizada entre montanhas há 11 quilômetros do centro de Castelo. Foi palco importante da garimpagem de ouro no município.
Foi fundada por volta de 1845 pelo Major Antônio Vieira Machado da Cunha, um dos pioneiros na produção de café em Castelo. Seu casarão foi construído neste mesmo ano(1845), com uma mistura de pedra bruta, alvenaria e muita madeira de lei, ocupando uma área de 1.800 metros quadrados. Possui 20 quartos e uma ala superior com vista para o antigo terreiro.
Tinha inicialmente 3.202 alqueires e cerca de 600 escravos trabalhando na lavoura cafeeira. A propriedade chegou a ter armazéns, paióis, senzalas, engenhos de beneficiamentos de café e arroz, além de moinhos, oficina mecânica e uma capela, formando assim um pequeno povoado.
Em 1870, a Fazenda do Centro possuía 161 escravos e 242 mil pés de café e seu patrimônio total, incluindo o cafezal,as terras, as instalações, os equipamentos , a residência e os mobiliários e pertences, além dos animais, somava o equivalente a 245.303 mil réis.
O Major Vieira da Cunha era casado com Maria Leopoldina e teve apenas uma filha, que se casou com o português Manoel Fernandes de Moura, que herdou a Fazenda do Centro após a morte do Major. Manoel Fernandes de Moura morreu quando voltava de uma viagem à Europa.
A Abolição da Escravatura em 1888 fez com que enfrentasse o declínio, por falta de mão de obra para tocar as lavouras. Após a morte de Moura a Fazenda do Centro foi adquirida e vendida várias vezes e acabou parando nas mãos de um feitor, mas dez anos depois estava completamente abandonada, até ser adquirida pelos Agostinianos em 1909, já na segunda fase do café em Castelo.
O Frei Manoel Simon, da Ordem Agostiniana, a adquiriu em sociedade com José Sobrinho. Eles compraram 1.542 alqueires. Três anos depois José Sobrinho vendeu sua parte para a Ordem Agostiniana. É logo após este período, em 1910, que é feita aquela que é considerada a primeira reforma agrária do Estado(alguns dizem que foi a primeira da América Latina).
Tombado pelo CEC em 17/04/84, de acordo com o processo 11/84. Inscrito no Livro de Histórico n° 7. É Patrimônio histórico-cultural do município tombado em 04 de junho de 1989, pelo Decreto n° 1.388.
(Fonte: Site Prefeitura de Castelo - ES)
Atualmente o Casarão da Fazenda do Centro faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo no ano de 1984. Hoje restaurado, é administrado pelo Instituto Frei Manuel Simon.
O Restaurante Casarão Fazenda do Centro é uma iniciativa do Instituto Frei Manuel Simon, que busca além de divulgar o Casarão, arrecadar fundos para administrar este grandioso patrimônio, onde parte de tudo que é faturado é revertido ao Instituto, para realizar as manutenções e investimentos necessários!
Localização à 11 Km da sede de Castelo - ES (Rodovia Pedro Cola, acesso no KM 8, sentido Castelo x Venda Nova);
BR 101 – safra / Castelo 47 km
BR 262 – Venda Nova do Imigrante / Castelo 37 km
Laissez votre commentaire