O bar para quem está... IN, OUT, UP and DOWN
"Pelas mesas e balcões do Valentino já passou e passa muita gente daqui, dalí, não se sabe de onde. Gente de perto, de longe, que deixa sua marca e faz a história do bar desde 1979".
O Bar Valentino sempre esteve ligado à arte e à cultura. Seu fundador, Prof. Theodoro, era fascinado pelos mitos do cinema, entre eles, Rodolfo Valentino, galã do cinema mudo de Hollywood, que dá nome ao bar e inspira a logomarca. Outros astros, como Humphrey Bogart, Marilyn Monroe, Rita Hayworth, povoam as paredes e batizam os sanduiches do cardápio. Desde o início, estudantes, jornalistas, musicos, artistas plasticos e atores fizeram do bar seu reduto.
Nos anos 80 o bar adquiriu um ar de pub, começaram a ser encenadas as primeiras peças escritas especialmente para seu palco, além dos happenings, esquetes e lançamento de campanhas com cunho político e social. Nessa época foi introduzido o macarrão no cardápio, originando a tradição entre os festeiros da noite de se refestelar com um prato de spaguetti “bolopanna” antes de irem pra casa.
Temos uma discoteca de primeira qualidade, que vem sendo colecionada ao longo do tempo, sendo que muita coisa foi trazida por amigos e frequentadores assíduos e mesmo fitas, CDs e DVDs gravados por D.Js, programadores de radio e colecionadores, além de boa quantidade de shows em vídeo.
Do final dos anos 80 ao presente, o Bar se firmou como parceiro inseparável dos festivais de música e teatro, quer apresentando eventos nas mostras paralelas, como na divulgação, promoção e apoio dos eventos oficiais. O Bar mantém uma agenda de exposições na vitrine a fim de divulgar os talentos regionais nas artes plásticas, gráficas e design. Temos ainda uma agenda de shows que mostram o talento de nossos músicos, atores, poetas e escritores.
Atualmente a agenda de eventos no Bar é feita com até 60 dias de antecedência, com quatro apresentações semanais (no mínimo dezesseis espetáculos diferentes ao mês), entre discotecagem, shows ao vivo - com repertório bem variado - teatro e dança.
Nossa parceria mais recente é com a Kinoarte, ONG que agremia interessados em produção de Cinema, apresentando uma vez ao mês Curtas-Metragem premiados em festivais do mundo todo, além de produções regionais.
A história do Bar Valentino é tema para vários trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Arquitetura, Sociologia, Jornalismo, Psicologia, Artes e Design. Recentemente, o livro “Arquitetura de Madeira na Zona Urbana de Londrina”, do jornalista fotográfico Carlos Bozelli dedicou seis páginas às fotos e lay-out do Valentino.
O jornalista curitibano Norberto Staviski dedicou doze páginas com fotos e texto, além das fotos de capa e contracapa de seu livro “Pelos Bares do Paraná”, que conta a história dos bares mais tradicionais do estado. O livro, impresso pela Imprensa Oficial do Estado, foi encomendado pelo Governador Roberto Requião, que esteve presente ao seu lançamento no Valentino, em abril de 2005.
Pelos palcos do Valentino já passaram grupos internacionais, como o Taller de Artes de Medellín (Colômbia), Odin Teatret (Dinamarca), Scalla Revue Fantasia (Grã-Bretanha), artistas de renome nacional, como Itamar Assumpção, Edvaldo Santana, Paulo Leminski, Ademir Assunção, Roberto Freire, Mario Bortolotto, Mauricio Arruda, Rodrigo Garcia Lopes. Grupos de Teatro e Dança estréiam anualmente espetáculos no Bar. Para cantores e bandas da cidade e região, as estréias ou lançamentos de CD no Valentino são pontos de honra.
Hinterlassen sie einen kommentar